Lista de atrações de cada arrondissement de Paris, para que saiba qual a melhor zona onde ficar alojado(a).
Em Paris há vários bairros com estilos e ambientes diferentes. Em cada um deles encontrará lugares interessantes para visitar. Encontre nesta página detalhes sobre o que ver e fazer em cada zona… o que muitas vezes é critério suficiente para decidir onde ficar hospedado em Paris.
Grande parte da zona turística de Paris divide-se em 20 arrondissements (distritos/subdivisões administrativas). Cada arrondissement divide-se em 4 quartiers e distribuem-se em redor do Sena como poderá ver no mapa abaixo.
Mapa de arrondissements de Paris
Veremos cada arrondissement em detalhe mais abaixo. Antes disso, vejamos um resumo das zonas mais seguras de Paris (a cidade é, em geral, bastante segura).
Zonas mais seguras de Paris
As zonas mais seguras para se hospedar em Paris são as que se encontram no centro, nos primeiros arrondissements, mesmo ao lado do rio Sena. De Notre Dame até à Torre Eiffel, por exemplo, poderá encontrar hotéis, hostels ou apartamentos adequados ao seu orçamento, do alojamento mais económico ao mais luxuoso.
Os Bairros de Saint-Germain-des-Prés, Trocadéro, Île de la Cité, Montparnasse e a periferia da Torre Eiffel (Champ de Mars) são bairros seguros em Paris, cujo preço de alojamento é habitualmente um pouco mais caro.
As melhores zonas onde dormir em Paris, sobretudo se procura uma envolvente elegante e tranquila sem se importar pagar um pouco mais, são os arredores dos Campos Elíseos, a zona do Museu do Louvre e da Praça da Concórdia (“Place de la Concorde”).
Estas zonas mencionadas acima são também das mais seguras porque há maior vigilância policial, devido à sua importância turística e pelos residentes de classe média-alta.
Paris é uma cidade segura, em geral. No entanto, se quiser andar mais tranquilo(a), passeie pelos arrondissements 1 a 9.
NOTA: como qualquer uma das cidades mais visitadas no mundo, os arredores dos monumentos e outros lugares importantes são os lugares preferidos dos carteiristas e de outro tipo de delinquência semelhante e que se aproveita da falta de atenção dos turistas. Não se distraia com pessoas “perdidas”, mães pedindo dinheiro junto dos seus filhos, vendedores de souvenirs, etc., e nunca se deixe convencer independentemente de género e/ou idade.
Certas zonas de Montmartre podem ser menos seguras, sobretudo pela noite, devido à existência de bares e discotecas. Atenção às zonas próximas das estações de metro, sobretudo Anvers e Barbès-Rochechouart, situadas nas redondezas de Pigalle.
Distritos de Paris
Clique nas imagens abaixo, correspondente a cada distrito, para consultar os hotéis da mesma zona de Paris.
Jardim das Tulherias – 1er Arrondissement
1er Arrondissement
O primeiro arrondissement (1er arrondissement) é o centro histórico e é uma zona fantástica onde se hospedar em Paris. Este distrito fica muito perto do rio Sena e a uma distância cómoda a pé em relação aos lugares imperdíveis de Paris, como por exemplo o Louvre, a Torre Eiffel e o Jardim das Tulherias. Habitualmente os hotéis são mais caros aqui, embora seja uma das zonas mais seguras onde se hospedar em Paris.
Fontaine Louvois – 2e Arrondissement
2e Arrondissement
O segundo arrondissement, tal como o 1º, encontra-se na margem norte do Sena e é a zona onde está a biblioteca Nacional de Paris e o Edificio da Bolsa. É o arrondissement mais pequeno mas também uma boa opção de alojamento pois está muito próxima dos pontos turísticos e com preços um pouco mais atraentes.
Le Marais, 3º e 4º arrondissement
3e Arrondissement
Parte do bairro trendy de Le Marais pertence ao terceiro arrondissement. Nesta zona abundam as lojas de moda, restaurantes e galerias de arte.
É a zona ideal caso o principal motivo da sua visita seja andar às compras ou ver (e coleccionar) arte. Aqui também está um grande bairro judeu e o Museu Picasso.
Notre Dame – 4e Arrondissement
4e Arrondissement
Este distrito pode ser considerado a zona medieval de Paris e um dos melhores para se hospedar. Do seu lado oriental, o 4º arrondissement de Paris tem a Catedral de Notre Dame, situada na ilha natural do Sena, a Île de la Cité. Ainda neste distrito encontramos o moderno Centro Pompidou e ainda na parte meridional o bairro de Le Marais, conhecido por ser tanto o bairro judeu de Paris, e também o bairro mais gay-friendly de Paris.
Rue Mouffetard, Bairro Latino de Paris – 5e Arrondissement
5e Arrondissement
O quinto arrondissement de Paris, na margem sul do Sena, é onde está o famoso Bairro Latino. Esta é uma zona boémia, com muitos bares, restaurantes e livrarias. É considerado o coração intelectual de Paris. A vida noturna, onde locais se misturam com turistas, é aqui bastante animada. Há muitos lugares onde pode tomar algo, tal como lojas. Também nesta zona encontrará, entre outros, o Panteão, o Museu de História Natural e o belíssimo jardim botânico, o Jardim das Plantas. Esta zona pode ser um excelente lugar onde ficar alojado(a), pois os preços dos alojamentos são mais baratos que nos distritos anteriores. Daqui também pode aceder rapidamente ao metro ou autocarro para chegar aos principais lugares para ver em Paris.
Palácio de Luxemburgo – 6e Arrondissement
6e Arrondissement
Este distrito é dos mais bonitos de Paris e é uma zona muito colorida do lado meridional do rio Sena. É a zona conhecida por – e que se orgulha de – ter sido a preferida de duas personagens históricas famosas: Ernest Hemingway e Eugène Delacroix. Os dois quartiers/bairros mais famosos que se encontram neste 6º distrito são Saint-Germain-des-Prés e o Bairro Notre-Dame-des-Champs. O Palácio e Jardim de Luxemburgo também se encontram aqui.
Champ de Mars – 7e Arrondissement
7e Arrondissement
Este é o distrito da Torre Eiffel, o monumento mais famoso de Paris, e um dos mais famosos do mundo. Este arrondissement é bastante seguro e tranquilo, apesar do movimento turístico constante em redor dos seus principais pontos de interesse. É o tipo de zona onde há mais senhoras a passear os cães (de manhã à noite!), e onde mais há construção residencial do que bares. Além da Torre Eiffel, o complexo de edifícios “Os Inválidos” (onde está o túmulo de Napoleão Bonaparte), o Museu d’Orsay, o Museu Rodin e o edifício da UNESCO. Este é um dos distritos que recomendamos para se hospedar em Paris se viaja com crianças.
Boulevard Haussmann – 8e Arrondissement
8e Arrondissement
O oitavo distrito de Paris pode ser considerado aquele de maior glamour. Está localizado do lado norte do Sena e é aqui que encontra os Campos Elísios com as suas tendas de moda, o Arco do Triunfo, o Grande Palácio de Paris, a espectacular Igreja de La Madeleine e o famoso Boulevard Haussmann. Nesta zona os hotéis são mais caros, em geral, embora seja um lujo que, se puder investir nele, vale a pena.
Ópera Garnier – 9e Arrondissement
9e Arrondissement
Esta zona de Paris é o lar do edifício da Ópera Garnier e do impressionante armazém Galeries Lafayette, uma enorme superfície comercial onde poderá encontrar todo o tipo de artigos de luxo. Se não estiver interessado(a) em comprar uma carteira de 2.000€, por exemplo, poderá pelo menos entrar e admirar a sua decoração (destaque-se a cúpula). O restaurante Le Bouillon Chartier encontra-se neste arrondissement e é bastante recomendado.
Canal St. Martin – 10e Arrondissement
10e Arrondissement
O décimo distrito de Paris é caracterizado pelo bonito Canal St. Martin e cafés que se encontram nas suas margens. É provavelmente a zona ‘hipster’ de Paris. A estação RER da Gare du Nord está localizada neste arrondissement, tal como a Gare de l’Est. Por ser zona de passeios frequentes, e pelas duas estações, há que andar mais alerta em relação aos carteiristas.
Rua residencial- 11e Arrondissement
11e Arrondissement
Este distrito tem pouca actividade turística, embora tenha vários restaurantes muito bons. Os bares e discotecas que abriram na zona também contribuíram muito para lhe dar mais vida e ambiente. O maior movimento é em volta da Praça da Bastilha e na rua Oberkampf. Pablo Picasso foi um dos ilustres habitantes que viveu neste arrondissement, que é um bom lugar para ficar hospedado se tiver um orçamento mais reduzido. Nota: poderá haver prostituição durante a noite, ao longo de algumas ruas da zona.
Ópera Bastille – 12e Arrondissement
12e Arrondissement
Esta zona é mais conhecida actualmente como Bercy, e depois de sofrer várias remodelações, converteu-se no ponto de encontro da juventude parisiense. A Opéra Bastille localiza-se nesta zona, tal como a Estação Lyon e o parque Bois de Vincennes, um dos mais bonitos parques e jardins de Paris. Neste distrito encontrará bons alojamentos e em zonas mais seguras e próximas do metro.
Passeio junto à Biblioteca François Mitterrand – 13e Arrondissement
13e Arrondissement
O mais importante deste distrito será provavelmente a estação Gare de Austerlitz e o seu bairro asiático na zona sul. É de pouco interesse turístico, embora encontre aqui restaurantes mais modestos mas com bons preços. A Biblioteca Nacional de França encontra-se neste distrito.
Montparnasse – 14e Arrondissement
14e Arrondissement
Este distrito é mais conhecido como Montparnasse, onde se encontra a Torre com o mesmo nome, e onde poderão apreciar algumas das melhores vistas de Paris. É uma zona maioritariamente residencial, onde está a Boulevard du Montparnasse para tomar ou comer algo, tal como a Estação RER de Montparnasse. Entre os pontos de interesse turísticos deste arrondissement estão as Catacumbas de Paris, a Fundação Cartier e o Cemitério de Montparnasse. É um bom bairro onde procurar alojamento, embora recomendemos algum cuidado com os arredores da estação, sobretudo à noite, embora nada grave.
Ponte de Bir-Hakeim- 15e Arrondissement
15e Arrondissement
Este distrito tem muito pouca actividade turística, é mais zona residencial, bastante tranquila, e que se encontra mesmo ao lado de Montparnasse e do 7º arrondissement, onde se encontra a Torre Eiffel. Esta é a grande vantagem da zona; é barata e está a curta distância a pé de importantes monumentos de Paris, como Os Inválidos ou a Escola Militar.
Trocadéro – 16e Arrondissement
16e Arrondissement
Mais conhecido como Passy, 16º arrondissement é uma zona residencial com classe e elegância. As suas ruas e boulevards são encantadoras e alberga lugares como o Museu Balzac. Em Passy estabeleceram-se a maioria dos consulados e embaixadas que funcionam em Paris. É lar da equipa de futebol Paris Saint-Germain e do Bairro de Trocadéro, onde poderá desfrutar da melhor vista para a Torre Eiffel. E para um passeio urbano entre a natureza, visite o Parque Bois de Boulogne.
Edifício Tower Flower- 17e Arrondissement
17e Arrondissement
Começa depois do Arco do Triunfo e não tem tantos lugares de interesse para um visitante estrangeiro. No entanto, se preferir hospedar-se num lugar bom e barato em Paris, talvez esta zona lhe possa interessar. Sobretudo se não se importar de utilizar o transporte público para chegar às zonas mais interessantes (por exemplo, a distância a pé até à Torre Eiffel é um pouco extensa). O Palácio de Congressos de Paris está situado nesta zona.
Montmartre – Sagrado Coração – 18e Arrondissement
18e Arrondissement
Das zonas mais afastadas do centro de Paris, esta é a mais visitada. Nela descobrirá lugares populares como o Sagrado Coração, o bairro boémio de Montmartre e o cabaret mais famoso do mundo, o Moulin Rouge. Este distrito tem bastante encanto: em tempos foi o lar de artistas como Matisse e Renoir. Actualmente, acolhe muitos outros: encontrará uma infinita quantidade de mentes criativas pelas suas ruas calcetadas. Embora seja um lugar de visita obrigatória em Paris, provavelmente não é o ideal para se hospedar, uma vez que actualmente é uma zona com muita prostituição e carteiristas. Recomendamos que esteja muito atento(a) aos seus pertences e a estranhos ao passear por aqui. Se for visitar já nas últimas horas do dia, considere lugares junto ao metro. Para os fanáticos, este é o bairro de Paris onde se gravou o filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.
Parc des Buttes-Chaumont – 19e Arrondissement
19e Arrondissement
No distrito 19 encontram-se dois dos parques mais bonitos de Paris: o Parque de la Villette e o Parque des Buttes-Chaumont. Ambos são parte das principais recomendações se estiver a viajar com crianças em Paris. Neste arrondissement misturam-se habitantes de várias etnias e os restaurantes asiáticos e africanos são frequentes. Há uma boa oferta de lugares onde ficar alojado(a).
Parque de Belleville – 20e Arrondissement
20e Arrondissement
Situado na margem norte do rio Sena, este distrito é onde está o cemitério mais famoso de Paris (e um dos 5 lugares mais visitados da cidade), o Père Lachaise, onde jazem personagens incontornáveis como Oscar Wilde, Chopin, Isadora Duncan, Edith Piaf e Jim Morrison. Neste arrondissement também encontrará o bairro e parque de Belleville (inspiração do filme animado “Les Triplettes de Belleville”). Não recomendamos muito alojar-se aqui devido à distância que terá de percorrer diariamente para viajar entre a zona e o centro de Paris.
Alojamento em Paris
Se prefere hospedar-se num apartamento em Paris, com todas as comodidades, pode clicar aqui para ver um mapa de opções disponíveis, organizado de forma conveniente e por arrondissement.
Em Paris pode encontrar alojamento decente por um preço razoável mas caso deseje hospedar-se no centro, será sempre um pouco mais caro, sobretudo se o apartamento/quarto tem vista para praças ou monumentos famosos, como a Torre Eiffel.
Como também viajamos e gostamos de reunir informação rapidamente, sabemos que a seguinte lista com as principais atracções de cada bairro de Paris será de grande utilidade para organizar a sua viajem, decidir em que bairro parisiense se alojar ou em que arrondissement se encontra a maioria dos pontos de interesse que quer visitar.
Dormir em Paris: onde procurar alojamento?