O Museu do Louvre, com mais de 380.000 objectos e 35.000 obras de arte, é o maior museu da França.
Aberto ao público desde 1793, converteu-se numa instituição universal por dois motivos: primeiro, pela extrema importância e qualidade das obras que exibe; segundo, e consequentemente, pelo facto de ser visitado por mais de 6 milhões de pessoas anualmente.
É sem dúvida um dos lugares de interesse mais importantes para ver em Paris.
O Louvre na História
Interior do Louvre
Dominando o centro da cidade desde o século XII, quando foi construído como fortaleza para Felipe Augusto, o edifício sofreu várias remodelações e chegou a ser palácio real do “Rei Sol”, Luís XIV, até que aquando da demolição das Tulherias em 1882 passou a ser exclusivamente um espaço dedicado à cultura e arte.
Durante a Segunda Guerra Mundial, e tal como outros museus, escondeu as peças mais importantes. Perante a ocupação Nazi, foram mudadas as obras mais importantes (com excepções, por motivos de peso, que ficaram no sótão). Após a libertação da França, a arte voltou ao Louvre.
O que ver no Museu do Louvre
Mona Lisa no Louvre
O museu expõe várias colecções de arte com obras de várias épocas, das civilizações mais ancestrais, passando pela Idade Média, e até 1850.
O Louvre está dividido em várias secções: Antiguidades Orientais, Arte Islâmica, Antiguidades Egípcias, Gregas e Romanas, e muitas pinturas, esculturas, desenhos e gravuras até 1848. Além disso, conta com uma secção sobre à história do próprio museu, havendo 21 salas novas dedicadas à pintura italiana e española dos séculos XVI e XVII.
Aqui podem admirar-se verdadeiras obras-primas como a Vénus de Milo, a Vitória de Samotrácia, a Mona Lisa (La Gioconda) de Leonardo da Vinci e muitas outras.
É o museu de arte mais visitado do mundo e o mais antigo de Paris. A sua pirâmide de cristal (entrada principal pelo pátio central), desenhada pelo arquitecto Ming Pei, foi inaugurada en 1989 a propósito do bicentenário da Revolução Francesa.
Lugares próximos
Na periferia do Louvre encontra-se o Jardim das Tulherias, e também a Praça da Concórdia. Também há dois museus na proximidade: o Orangerie e o Museu de Orsay.
Preços
Não vamos mentir: para entrar no Louvre há que esperar na fila… por outro lado, isto seria de esperar, tratando-se do museu mais famoso do mundo. Não obstante, o staff está bastante habituado ao movimento e a fila avança rapidamente. Se preferir evitar a espera, poderá visitar o Louvre com entrada sem filas.
Preços dos bilhetes e entradas grátis no Louvre
- Adultos: 15€
- Menores de 18 anos: grátis
- Cidadãos europeus menores de 25 anos: grátis
Pode comprar o bilhete com antecedência no próprio site oficial do mesmo. Também pode obter entrada gratuita no Louvre com o Paris Pass.
Nos primeiros Domingos do mês, entre 1 de Outubro e 31 de Março, a entrada no Louvre é grátis. Veja mais sobre entradas gratuitas nos museus de Paris.
Horários
Segunda-feira, quinta-feira, sábado e domingo das 09:00h às 18:00h. Quarta-feira e sexta-feira, 09:00h – 22:00h. Encerrado à 3ª-feira.
Morada
Place du Louvre, Paris
Como chegar
Metro linhas 1 e 7, estações Palais Royal Musée du Louvre, Louvre-Rivoli / Autocarros: 21, 24, 27, 39, 48, 68, 69, 72, 76, 81 e 95.
Mapa