Praça da Concórdia Paris

A Praça da Concórdia é uma das praças públicas mais importantes de Paris, sendo também a maior da capital. Foi desenhada em 1755 (por curiosidade, no mesmo ano do Grande Terramoto de Lisboa), ornamentada com estátuas e fontes, sendo apelidada de Praça Louis XV em honra do Rei, cuja estátua equestre foi também aqui erguida.

Na sua parte norte foram construídos edifícios idênticos, um perfeito exemplo da arquitectura da época, entre os quais se destacam o actual Hôtel de Crillon e o Ministério da Marinha Francesa.

Um pouco de História: a guilhotina e a Praça da Concórdia

Fonte na Praça da Concórdia

Detalhes da fonte na Praça da Concórdia

 

Durante a Revolução Francesa a estátua equestre foi derrubada e a praça ganhou o novo nome de Praça da Revolução. Foi aqui que Louis XVI foi executado na guilhotina, no dia 21 de Janeiro de 1793. Outras personalidades decapitadas no terrível instrumento foram Maria Antonieta, Robespierre, a princesa Isabel da França e Madame du Barry.

Após a Revolução, a praça voltou a mudar de nome; desta vez, para Praça da Concórdia, simbolizando assim a reconciliação. No entanto, aquando da queda de Napoleão Bonaparte em 1814 (iniciando-se assim a Restauração Bourbon), a praça foi apelidada uma vez mais Praça Louis XV e Praça Louis XVI (1826) até que, finalmente e em 1830, após a Revolução de Julho, voltou a ter o nome pelo qual a conhecemos hoje.

Obelisco Egípcio em Paris

obelisco paris

Obelisco Egípcio na Praça da Concórdia

Se há alguma coisa excêntrica que caracteriza a Praça, é o fabuloso obelisco egípcio no seu centro. Decorado com hieróglifos que celebram o reino do faraó Ramsés II, foi um presente do governo Egípcio à França, no século XIX. Originalmente, este obelisco assinalava a entrada do Templo de Luxor e chegou a Paris no dia 21 de Dezembro de 1833. Três anos mais tarde, o Rei Luís Filipe decidiu mudá-lo para o seu lugar actual.

O obelisco é uma coluna de granito com 23 metros de altura e pesa aproximadamente 280 toneladas. Encontra-se ladeado por fontes cuja construção data da mesma época.

Lugares próximos

Junto à Praça da Concórdia de Paris encontra-se o Museu Orangerie e os Jardins das Tulherias. Também na proximidade pode passear pela Avenida dos Campos Elísios.

Preço

Gratis

Horário

24 horas

Morada

Place de la Concorde, Paris

Como chegar

Metro Concorde

Mapa