Le Marais

Le Marais é um dos arrondissements mais antigos da capital francesa e é o antigo bairro residencial da nobreza parisiense. Está situado na margem norte do Sena e caracteriza-se sobretudo pela sua oferta cultural.

História de Le Marais

Place des Vosges

Place des Vosges

Na antiguidade esta área era uma zona pantanosa (daí o seu nome, “a marisma / pântano”) e aqui encontramos a Place Des Vosges, onde no número 6 pode visitar a casa de Víctor Hugo.

Depois da construção desta famosa praça, o bairro, até então habitado sobretudo por monges, começou a atrair a classe nobre da cidade que eventualmente se mudou para o mesmo, a partir do século XII. Assim, construíram as suas vivendas em belos e ostentosos palacetes e mansões.

Durante a Revolução Francesa a nobreza viu-se obrigada a abandonar os seus lares, ocupados por comerciantes e artesãos e que as adaptaram ao seu estilo de vida burguês.

O que ver em Le Marais

centro pompidou

Centro Pompidou

Nos anos 60 pôs-se em marcha uma campanha para a restauração deste bairro e que lhe deu o aspecto que podemos apreciar actualmente, com as suas ruas estreitas, vários museus, cafés e pequenas mansões.

Hoje em dia, esta vizinhança alberga também numerosos restaurantes da moda (recomendamos os imperdíveis shawarmas), discotecas, galerias de arte, cabarets e lugares de convívio da cena gay, e é também o arrondissement da comunidad judaica.

Nesta zona encontra-se o Centro Pompidou e a casa de Víctor Hugo.

Um bairro de Paris com muitas misturas e contrastes interessantes que sempre tem algo para oferecer para todos os gostos.

Lugares próximos

  • Casa de Víctor Hugo
  • Museu Picasso
  • Ópera Bastille
  • Marché les Enfants Rouges

 Mapa