Os parques e jardins de Paris são grandes pinceladas verdes na paisagem urbana parisiense. Desenhados com extrema atenção ao detalhe, convidam a perder-se nos seus caminhos, sentar-se a ler um bom livro ou simplesmente relaxar.
Paisagens que inspiraram a arte
Muitos artistas de vários estilos inspiraram-se neles para as suas obras, embora talvez os impressionistas tenham sido quem mais produziu trabalhos baseados no encanto dos jardins de Paris.
Em Paris é fácil encontrar um jardim onde sentar-se, ver as pessoas a passar ou a estender uma manta, prestes a começar um picnic. Soa-lhe bem um piquenique com a Torre Eiffel de fundo? No Campo de Marte poderá fazê-lo!
Os jardins mais importantes de Paris
Campo de Marte
De todos os jardins de Paris, o Champ de Mars é sem dúvida aquele que não pode perder, porque está mesmo aos pés da famosa Torre Eiffel!
Jardim de Luxemburgo
Destaca-se pelo seu estilo florentino, datando do século XVII. Localizado no 6º arrondissement de Paris, é uma paragem obrigatória para descansar e apreciar uma bela construção paisagística em Paris.
Jardim das Tulherias
Destacamo-lo não só por ser o jardim público mais antigo de Paris, como também pelas suas esculturas que complementam o belo passeio a caminho do Louvre.
Jardin des Plantes
O bonito Jardim das Plantas, situado no Bairro Latino, é muito querido pelos parisienses e célebre pelo seu imponente inquilino, o Museu de História Natural.
Um pouco para lá de Paris
Bosque de Vincennes
Com um estilo inglês, repleto de esquinas e recantos encantadores. É aqui que encontra o Jardim Botânico e o Zoológico de Paris.
Parc des Buttes-Chaumont
Neste parque parisiense vai esquecer por momentos que se encontra numa zona urbana, graças à sua lagoa, riachos e árvores antiquíssimas. Poderá ficar com uma imagem de Paris quando as suas belas vistas aparecerem nos pontos mais elevados do parque.
Parque de la Villette
Embora seja mais recente que os anteriores, é de igual importância por ser palco de cinema, teatro, festivais e espaços alternativos. É também neste parque que se encontra a Cidade das Ciências, onde se encontra a Cidade das Crianças.
Se viaja acompanhado(a) de alguém que não esteja muito interessado em natureza e paisagens, talvez o Jardín des Halles satisfaça todos, pois na parte subterrânea deste jardim encontra-se um centro comercial enorme.