Museu de Orsay

Museu de Orsay é um dos lugares mais importantes de Paris.

O seu edifício encontra-se diante dos Jardins das Tulherias, estando separado pelo rio Sena. Trata-se de uma antiga estação ferroviária que tinha o mesmo nome e a sua construção deve-se por causa da Exposição Mundial de 1900.

O que ver no Museu de Orsay

Obra de Claude Monet no Museu de Orsay.

Obra de Claude Monet no Museu de Orsay.

Este museu é dedicado às artes plásticas do século XIX, mais precisamente entre os anos de 1848 e 1914, exibindo várias colecções famosas de arte impressionista, mostrando obras de figuras importantes como Manet, Degas, Renoir, CézanneMonet.

No entanto, no Orsay também se exibem trabalhos de outros autores mundialmente famosos como Gauguin, Van Gogh e Seurat, por exemplo.

Além da pintura, o Museu de Orsay possui também coleções formidáveis de escultura, fotografia, artes decorativas e de elementos arquitectónicos.

A nave central do edifício está coberta por uma abóbada de cristal e aço que ilumina o interior com luz natural, conservando assim o encanto nostálgico da antiga estação.

Um museu amigável

O relógio do Museu de Orsay.

O relógio do Museu de Orsay.

Um dos factores de sucesso deste museu são as suas salas, bastante fáceis de percorrer e poder contemplar as colecções bastante completas, pelo que o Orsay é um passeio recomendado, sobretudo se não quiser explorar lugares tão extensos, como o Museu do Louvre, ou se tem poucos dias para explorar Paris e não quiser passar muito tempo dentro de museus.

Há uma vista única e fantástica de Paris, após subir até ao antigo relógio da estação.

 

Lugares próximos

Preços

O bilhete normal (inclui acesso a todas as exposições) custa 11€.

A tarifa reduzida custa 8.50€ e dá acesso a 2 pessoas entre os 18 e os 25 anos de idade, e que não sejam cidadãos da União Europeia, tal como se visitar o museu após as 18:00h à quinta-feira, ou após as 16:30h nos restantes dias.

Entrada gratuita nas seguintes condições:

  • Menores de 18 anos
  • Primeiro domingo do mês
  • Para cidadãos europeus entre os 18 e 25 anos (tal como residentes de longo-prazo)
  • Para portadores do passe turístico de Paris, o Paris Pass

Horário

Terça-feira a domingo, 09:30h – 18:00h. À quinta-feira aberto até às 21:45h.

Morada

Rue de Lille 62, Paris

Como chegar

Metro linha 12, estação Solferino / RER: linha C, estação Museé d´Orsay

Mapa