A Basílica de Saint-Denis é o lugar onde está jaz a monarquia francesa e está situada no bairro parisiense com o mesmo nome, na zona norte da capital francesa.
Foi o primeiro templo gótico a ser construído em Paris.
O edifício ergueu-se no século XIII em redor do local onde foi sepultado um santo padroeiro da cidade, São Dinis, supostamente (reza a lenda) o primeiro Bispo de Paris.
O túmulo de Marie Antoinette
Os seus enormes vitrais coloridos enaltecem a propagação da luz no interior do monumento e é na nave principal, onde estão o coro e a cripta, que se podem visitar os túmulos de regedores da França, príncipes e princesas, e ainda importantes servidores do reino, entre os quais se encontram Felipe IV “o Belo”, Isabel da Baviera e Marie Antoinette.
Durante a Revolução Francesa os túmulos foram profanados e os restos mortais da realeza foram mudados para um fosso comum, lugar onde permaneceram até 1817, quando foi possível identificá-los corretamente e assim devolvê-los ao seu lugar de repouso, enquanto que outros ainda permanecem na cripta da igreja.
Durante a Primavera celebram-se vários concertos de música clássica, coincidindo com as festividades dedicadas a São Dinis.
Preços
- Bilhete normal: 8,50€
- Gratuito para menores de 18 anos e europeus de idade entre os 18 e 25 anos, no 1º Domingo do mês (de Janeiro a Março, Novembro e Dezembro), tal como portadores do Paris Pass.
Horário
Abril a setembro das 10:00h – 18:15h (domingos das 12:00h às 18:15h). Outubro a março das 10:00h às 17:15h (domingos, 12:00h – 17:15h).
Morada
1 Rue de la Légion d’Honneur, 93200 Saint-Denis
Como chegar
Metro: linha 13, estação Basilique de Saint-Denis
Mapa