jardins-das-tulherias-paris

Os Jardins das Tulherias encontram-se no centro de Paris, entre o Museu do Louvre e a Praça da Concórdia é o primeiro parque público da cidade, também o mais antigo, e certamente um dos mais bonitos.

História

Jardim das Tulherias

Lago no centro do Jardim das Tulherias

 

Em 1564 iniciou-se a construção do Palácio das Tulherias, acompanhado de um vasto jardim de carácter florentino rodeado de muros altos. O seu nome faz referência à fábrica de telhas (tuilles) que se encontrava neste lugar.

Durante o reinado de Louis XIV o jardim foi redesenhado para estar disponível para a alta sociedade, sendo um lugar onde se faziam inúmeras festas e outros convívios.

Com a mudança da corte para Versalhes, o palácio e os seus jardins caíram no abandono. Tempo depois, o Palácio foi destruído por um incêndio provocado pela Comuna de Paris, embora o parque (já em estilo inglês), tenha sido recuperado e convertido no primeiro jardim público de Paris.

O que ver nos Jardins das Tulherias

Jardin des TuileriesHoje em dia, os Jardins das Tulherias oferecem um ambiente de paz e natureza onde poderá descansar ou desfrutar de um passeio tranquilo pela sua avenida central (e por que não um piquenique?). Em seu redor estarão muitas árvores, estátuas e fontes.

O Jardim das Tulherias está situado junto ao Louvre e é aqui mesmo que também poderá ver o Arco do Triunfo de Carrousel, um arco mais pequeno que o famoso Arco do Triunfo (nos Campos Elísios) e também mandado construir por Napoleão, decorado com uma quadriga de bronze e colunas de mármore rosa.

Lugares próximos

Poderá chegar aqui vindo da Avenida dos Campos Elísios, a vizinha Praça da Concórdia, o Museu Orangerie (situado mesmo dentro dos Jardins) e até a própria Torre Eiffel.

Também na proximidade encontrará a Igreja de la Madeleine e o Grand Palais des Beaux-Arts.

Preço

Grátis

Horário

Abril e Maio: das 07.00h às 21.00h

Junho, Julho e Agosto: das 07.00h às 23.00h

De Setembro a Março: das 07.30h às 19.30h

Morada

1st Arrondissement, Centro

Como chegar

Metro: Tuileries, Concorde (linhas 1, 8 e 12)

Autocarro: 21, 24, 27, 39, 42, 48, 68, 69, 72, 73, 81, 84, 94 e 95

Mapa

Loading
Center map
Traffic
Bicycling
Transit