De um enorme interesse arquitectónico e histórico, o Panteão (Panthéon de Paris), um dos mais emblemáticos e antigos monumentos de Paris, encontra-se no Bairro Latino, na zona central junto a Notre Dame.
O que ver no Panteão de Paris
Interior do Panteão de Paris.
A sua fachada está decorada com um pórtico clássico de colunas coríntias com um frontão triangular e relevos que celebram a glória de figuras ilustres da França, como Voltaire e Rousseau.
No seu interior combinam-se elementos religiosos e republicanos, e no seu centro está o famoso Pêndulo de Foucault, uma esfera suspensa de 47 kg, uma experiência científica de 1851 que consiste em demonstrar a rotação da Terra sobre o seu próprio eixo.
Entre 1791 e 1793 foi remodelado, adoptando o seu aspecto actual, substituindo-se os baixo-relevos religiosos por obras que destacam as virtudes humanas.
História do Panteão de Paris
A sua construção foi solicitada por Louis XV. Em 1764 e gravemente doente, prometeu construir uma igreja dedicada a Santa Genoveva sobre o que restava de uma antiga abadia.
É um dos primeiros edifícios neoclássicos de Paris e da França em geral.
Durante a Revolução Francesa esta igreja converteu-se em Panteão e na sua cripta encontram-se os restos de nomes importantes da História de França, como Voltaire, Marat, Zola, Marie e Pierre Curie, Braille, Victor Hugo e Alexandre Dumas.
Lugares próximos
Notre Dame, Bairro Latino e Jardim de Luxemburgo.
Preços
Adultos, 8€.
Grátis nos primeiros Domingos do mês entre Janeiro e Março, e entre Novembro e Dezembro.
Pode aceder gratuitamente com o Paris Pass.
Horário
Aberto todos os dias. De 1 de abril a 30 de setembro das 10:00h às 18:00h. De 1 de outubro a 31 de março das 10:00h às 18:00h.
Morada
Place du Panthéon, Quartier Latin
Como chegar
Metro linha 10, estação Cardinal Lemoine / RER linha B, estação Luxembourg / Autocarros: 21, 27, 38, 82, 84, 85 e 89.
Mapa