panteão-paris

De um enorme interesse arquitectónico e histórico, o Panteão (Panthéon de Paris), um dos mais emblemáticos e antigos monumentos de Paris, encontra-se no Bairro Latino, na zona central junto a Notre Dame.

O que ver no Panteão de Paris

panteão-de-paris

Interior do Panteão de Paris.

A sua fachada está decorada com um pórtico clássico de colunas coríntias com um frontão triangular e relevos que celebram a glória de figuras ilustres da França, como VoltaireRousseau.

No seu interior combinam-se elementos religiosos e republicanos, e no seu centro está o famoso Pêndulo de Foucault, uma esfera suspensa de 47 kg, uma experiência científica de 1851 que consiste em demonstrar a rotação da Terra sobre o seu próprio eixo.

Entre 1791 e 1793 foi remodelado, adoptando o seu aspecto actual, substituindo-se os baixo-relevos religiosos por obras que destacam as virtudes humanas.

História do Panteão de Paris

A sua construção foi solicitada por Louis XV. Em 1764 e gravemente doente, prometeu construir uma igreja dedicada a Santa Genoveva sobre o que restava de uma antiga abadia.

É um dos primeiros edifícios neoclássicos de Paris e da França em geral.

Durante a Revolução Francesa esta igreja converteu-se em Panteão e na sua cripta encontram-se os restos de nomes importantes da História de França, como Voltaire, Marat, Zola, Marie e Pierre Curie, Braille, Victor Hugo e Alexandre Dumas.

Lugares próximos

Notre DameBairro Latino e Jardim de Luxemburgo.

Preços

Adultos, 8€.

Grátis nos primeiros Domingos do mês entre Janeiro e Março, e entre Novembro e Dezembro.

Pode aceder gratuitamente com o Paris Pass.

Horário

Aberto todos os dias. De 1 de abril a 30 de setembro das 10:00h às 18:00h. De 1 de outubro a 31 de março das 10:00h às 18:00h.

Morada

Place du Panthéon, Quartier Latin

Como chegar

Metro linha 10, estação Cardinal Lemoine / RER linha B, estação Luxembourg / Autocarros: 21, 27, 38, 82, 84, 85 e 89.

Mapa