Sainte Chapelle Paris

Sainte Chapelle é uma autêntica jóia gótica, uma igreja construída como um monumental relicário que se pode visitar no bairro Ile de la Cité. Consagrada em 1248, é considerada uma das maiores obras-primas da arquitectura mundial.

A sua construção começou em 1230 por ordem do Rei Louis IX, para guardar os seus tesouros religiosos, entre os quais se encontravam duas relíquias da Paixão de Cristo: a Coroa de Espinhos e uma parte da Cruz, adquirida aos imperadores de Constantinopla e de Bizâncio, respectivamente.

Hoje em dia estas peças encontram-se entre os tesouros guardados na Catedral de Notre Dame, pois durante a Revolução Francesa a Sainte-Chapelle foi quase destruída.

A Sainte-Chapelle também sofreu dois incêndios em 1630 e 1776 e, em 1690, as vidraças da capela inferior foram devastadas por uma subida do Sena.

O que ver na Sainte Chapelle

Sainte Chapelle

Tetos da Sainte Chapelle.

A igreja mostra um exemplo magnífico de vidraças ornamentais do século XIII, tal como esculturas delicadamente elaboradas.

Encontra-se situada na Conciergerie e, durante o século XIX acreditava-se que o arquitecto responsável era Pierre de Montreuil (artífice de parte de Notre Dame e da remodelação da abadia de Saint-Denis), embora hoje se atribua o desenho da Sainte-Chapelle a Jean de Chelles ou Thomas de Cormont.

Além de ter sido o lar das relíquias da Paixão de Cristo, é um edifício real composto por duas capelas sobrepostas, das quais a inferior (dedicada à Virgem Maria e com aspecto de cripta) se destinava aos cortesãos. Por sua vez, a capela superior, à qual se acede através de uma escada em caracol e cuidadosamente decorada era onde rezava a família real.

A sua característica principal, e parte da razão da sua fama, são as famosas vidraças coloridas e que representam cenas da Bíblia; a luz que penetra por elas conferem ao lugar um aspecto esplendoroso.

Durante todo o ano realizam-se aqui vários concertos de música sacra, muito recomendados.

Preços

Bilhete normal: 8,50€.

Acesso gratuito para menores de 18 anos, e portadores do cartão Paris Pass.

Horário

De Março a Outubro, 09:30h – 13:00h e 14:00h – 18:00h / De Novembro a Fevereiro, 09:00h – 13:00h e 14:00h – 17:00h / À 4ª-feira, entre 15 de Maio e 15 de Setembro, até às 21:00h.

Morada

Boulevard du Palais 8, Ile de la Cité, Paris

Como chegar

Metro linha 4, estação Cité / Autocarros 21, 27, 38, 85 e 96.

Mapa