A Conciergerie de Paris, é um edifício inesquecível situado na Île de la Cité (Ilha da cidade). Antes era uma prisão na altura da Revolução Francesa e atualmente serve de lugar para o Palácio da Justiça.
O seu nome faz referência à casa do “concierge”, guarda prisional, e enquanto que funcionou como prisão durante o regime de terror, foram executados 2.700 presos.
Dados históricos
Construída no início do século XIV ao estilo gótico, foi originalmente um palácio da realeza e a sede da monarquia francesa durante os séculos X e XIV.
Em 1391 foi convertida na primeira prisão de Paris, durante a Revolução, com quase 3.000 condenados que foram levados para a Praça da Concórdia para a guilhotina; entre os seus prisioneiros mais famosos encontravam-se Marie Antoinette, Danton e Charlotte Corday, que fora acusada de esfaquear Marat enquanto este tomava banho.
O que ver na Conciergerie de Paris
Atualmente podemos visitar a Galeria dos Prisioneiros, onde é possível ver as celas tal e qual eram naquela época. As janelas desta galeria estão viradas para a Praça das Mulheres, onde os presos costumavam andar.
É possível apreciar as diferenças entre as várias classes sociais dos prisioneiros, uma vez que as celas dos mais pobres nem sequer tinham camas, enquanto que os ricos tinham direito a mobília e inclusive criados.
A masmorra de Marie Antoinette foi reconstruída e a sua cela original é agora uma capela, pelas ordens de de Louis XVIII.
Pode não ser tão conhecida como o Palácio de Buckingham, mas não seria de estranhar se preferir a Conciergerie.
Preços
Bilhete normal 8,50 €
Grátis para menores de 18 e cidadãos europeus de 18 a 25 anos
Grátis para quem tiver o cartão Paris Pass
Horário
Todos os dias das 09.30h às 18.00h
Morada
Île de la Cité, Centro
Como chegar
Metro: linha 4, paragem Cité / Autocarros: 21, 24, 27, 38, 58, 81 e 85