Museus de Paris

Paris conta com pelo menos cento e cinquenta museus dedicados a disciplinas variadas e que contêm algumas das melhores colecções históricas e artísticas da França, e mesmo do mundo.

Os 5 museus mais visitados de Paris

Museu do Louvre

O majestoso Museu do Louvre conta com 35 mil obras de arte que ajudaram a fazer do mesmo o museu mais famoso e visitado do mundo. Abriu as suas portas ao público em 1793 e actualmente recebe mais de 6 milhões de visitantes anualmente. Guarde umas horas da sua viagem a Paris para ter tempo suficiente de explorar os tesouros aqui exibidos.

2. Museu de Orsay

Ocupa o espaço que pertenceu a uma antiga estação de comboios. A sua exposição é mais “leve” do que a do Louvre e as suas salas estão cheias de luz natural. O Museu de Orsay dedica-se às artes plásticas do século XIX, com trabalhos de de arte impressionista (Manet, Degas, Renoir, Cézanne e Monet, por exemplo).

3. Centro Pompidou

No Pompidou reina a arte moderna, o que se torna até evidente graças à sua fachada de vidro (e a enorme escadaria tubular) na parte exterior do edifício. Na exposição permanente do Centro Pompidou poderá admirar obras de artistas como, por exemplo, Matisse, PicassoMiró.

4. Museu Rodin

O próprio François-Auguste-René Rodin, mundialmente conhecido por trabalhos como “O Pensador” e considerado um dos “pais da escultura moderna”, converteu este palacete no museu que é hoje. A colecção do museu, muito querida dos franceses, inclui 6.500 esculturas, além de outros trabalhos, como desenhos. No entanto, não há só obras de Rodin; expõem-se aqui também várias obras de figuras como Van Gogh, Monet e Renoir.

5. Museu Orangerie

Situado numa antiga estufa de laranjas, o Musée de l’Orangerie (daí o nome!) possui obras impressionistas e pós-impressionistas, como os famosos óleos sobre tela dos “Nenúfares” de Monet, parte de uma série de 250 trabalhos, dos quais 8 foram especialmente seleccionados para a grande sala oval deste museu, de acordo com a intenção do artista.

 

Outros museus recomendados em Paris

São também muito populares o Museu de Arte Moderna (que reúne obras do século XX), o Museu de História Natural (onde se preservam fósseis, ossos de dinossauros e e a moderna Cidade das Ciências e da Indústria, o maior museu europeu dedicado à ciência.

Outros museus parisienses muito visitados, e ainda mais mais particulares do que os recomendados acima, são as famosas Catacumbas e o Museu Grévin (o “museu de cera” de Paris), inaugurado en 1882. Pode ver aqui outros museus diferentes em Paris.

Horários dos museus em Paris

Em geral, os museus parisienses estão abertos entre as 9-10:00 da manhã e as 17-18:00, embora haja uma ou outra excepção. É costume estarem fechados às segundas-feiras (ou terças) e durante alguns feriados.

Nos dias 1 de Janeiro, 1 de Maio (Dia do Trabalhador) e 25 de Dezembro (Natal), quase todos os museus de Paris fecham as portas. O melhor mesmo é consultar o horário específico de qualquer museu que lhe interesse particularmente.

Há que ter em conta que o horário também depende da época do ano, ou até do dia, em que se visita Paris. Aos fins de semana os museus são muito procurados e as filas de espera podem ser grandes. Tente ir durante a semana, ou a uma hora bem cedo, para tentar evitar uma espera inconveniente.

Serviços disponíveis nos museus parisienses

A maioria dos museus mais importantes de Paris têm restaurante e/ou café, tal como uma loja de souvenirs onde pode comprar lembranças relacionadas com o museu em questão e as suas obras.

Também disponibilizam serviço de guarda-vestidos/bengaleiro, onde pode deixar casaco, cachecol, a mochila, etc. Alguns guardam até os carrinhos de bebé.

Acesso gratuito aos museus de Paris

Na capital francesa, os menores de 18 anos têm acesso gratuito a museus e monumentos nacionais, tal como jovens entre os 18 e os 25 anos que sejam cidadãos (não necessariamente residentes) da União Europeia.

Durante o primeiro Domingo de cada mês, o acesso a alguns museus parisienses é grátis para o público em geral. O aspecto negativo disto é que cria enormes filas de espera.

Outra forma de poupar dinheiro e tempo nas filas é adquirir o Paris Pass, que inclui entrada gratuita e prioritária na maioria dos museus e lugares de interesse em Paris.

Museus importantes de Paris


Nota sobre furtos: não se distraia muito nas filas de espera porque podem haver carteiristas. Desde que preste atenção às suas coisas, não haverá grande problema.