Bairros de Paris a visitar

Em primeiro lugar, a municipalidade de Paris está dividida em 20 arrondissements (distritos administrativos). Por sua vez, cada arrondissement está dividido em 4 subdivisões denominadas quartiers.

O nosso objectivo com esta página sobre os bairros de Paris (além de ajudar a mapear a capital francesa) é focar os bairros que têm maior interesse cultural para quem quer passar pelos lugares mais importantes.

Com cerca de 2.3 milhões de habitantes, o centro de Paris não é um lugar tão grande como parece. Ou seja, embora seja uma das concentrações urbanas mais densas da França, não se revela tão impressionante (ou confusa) como outras cidades.

Clique no nome de cada bairro para ser dirigido à página própria, com mais informação.

Os bairros mais populares de Paris

Bairro Latino ParisBairro Latino

O Bairro Latino de Paris tem este nome porque nele, até à Idade Média, apenas se falava em latim. É uma reconhecida zona de passeios parisiense e lar de lugares famosos como a livraria Shakespeare & Co., tal como o Palácio e Jardim de Luxemburgo.

Île de la Cité ParisÎle de la Cité

O bairro Île de la Cité (“Ilha da Cidade”) é o lugar onde nasceu Paris. Dele fazem parte, entre otros monumentos, a Catedral de Notre Dame, a Sainte-Chapelle e a Conciergerie (estes dois últimos são os últimos vestígios do Palácio da Cidade). É uma zona que, além de estar repleta de bonitos cafés e restaurantes, recomendamos visitar por vários motivos. Descubra quais.

Marais ParisLe Marais

É um dos bairros mais antigos de Paris, residência da nobreza no passado. É um bairro muito colorido e com uma ampla oferta cultural: lojas de design, cafés, galerias de arte e outros espaços interessantes. Destacamos desde já a casa de Víctor Hugo… e ainda as melhores shawarmas de Paris!

Les HallesLes Halles

O bairro de Les Halles está situado mesmo no “coração de Paris”. O seu antigo mercado foi substituído pelo Jardim Nelson-Mandela (conhecido anteriormente por “des Halles”). É uma das zonas mais bonitas da cidade para passear. Aqui encontrará também o Centro Georges Pompidou (Centro Nacional de Arte e Cultura Georges Pompidou), um clássico da arquitetura de Paris.

MontmartreMontmartre

O bairro de Montmartre é sem dúvida um dos barrios más bonitos (e conhecidos)de Paris. É famoso pelos artistas que nele viveram e coisas para fazer não faltam. Entre as várias razões pelas quais Montmartre é conhecido, encontram-se o Sacré Coeur (Sagrado Coração), o “Moulin Rouge” e também porque foi cenário do conhecido filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.

MontparnasseMontparnasse

Esta é a zona de Paris onde se encontram a Torre Montparnasse 65 (um arranha-céus com 210 metros de altura), as Catacumbas de Paris e o famoso cemitério parisiense de Montparnasse, uma autêntica necrópole a não perder. Nesta zona de Paris pode ainda percorrer a Boulevard Montparnasse, a Boulevard Raspail e visitar a importante Gare de Montparnasse. Montparnasse é uma zona de Paris bastante residencial mas também com bastante comércio.

Bairro de Saint-Germain-des-Prés ParisSaint-Germain-des-Prés

Uma das zonas mais elegantes da cidade. Aqui encontrará vários cafés famosos, autênticos pontos de encontro de artistas e escritores célebres. É um bairro com ruas ideais para andar a pé e uma óptima zona onde ficar hospedado em Paris.

Trocadéro ParisTrocadéro

É provavelmente um dos espaços urbanos mais impressionantes do mundo. O Trocadéro é o melhor lugar para apreciar a Torre Eiffel e o seu fantástico jardim ao estilo inglês. Aliás, até podemos afirmar que as melhores fotos da Torre Eiffel fazem-se aqui.

Ainda não sabe em que zona de Paris se hospedar?

Pode consultar a nossa secção para saber mais sobre cada zona. Também pode conjugar a sua pesquisa de hotel com a informação da nossa lista de atracções e pontos de interesse de cada arrondissement de Paris.